quinta-feira, 14 de junho de 2012

Proteção solar e ondas ultravioletas - Como escolher e aplicar o protetor solar


As radiações emitidas pelo sol são compostas por ondas eletromagnéticas de diversos comprimentos de ondas Ultravioletas (UV) e infravermelha (IV).
A radiação infravermelha produz o calor que é percebido pelos termoreceptores especializados da nossa pele.
A radiação ultravioleta (UV) é subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, são determinadas de acordo com o seu comprimento de onda. A camada de ozônio que envolve a Terra consegue absorver grande parte desses raios e impede que a onda UVC chegue à superfície terrestre.
Os raios UV penetram através da pele e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.
Esta foto demonstra até onde as ondas ultravioletas (UVA E UVB) atingem ao penetrar na pele.
Observem que a onda UVB, tem um comprimento menor do que a UVA atingindo a epiderme (1ª camada da pele) e a onda UVA, a mais longa, alcança a derme (2ª camada da pele).
Radiação UVA
Maior parte do espectro ultravioleta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo um pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários.
Esta radiação penetra profundamente na pele, atingindo a derme, é imperceptível e indolor, não provoca reações imediatas na pele, como  vermelhidão ou queimadura, mas promovem reações tardias e acumulativas, sendo também a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e o câncer de pele.

A UVA também está presente nas câmaras de bronzeamentos artificiais, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol e em menores proporções nas lâmpadas fluorescentes (luz fria).

Radiação UVB
Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.
Atinge a camada mais superficial da pele, a epiderme, mas a exposição excessiva a esses raios, ao longo do tempo, também danifica a pele e favorece o surgimento de câncer.
                                    O Protetor solar
.
O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a pele. Protetores que formam uma camada opaca sobre o corpo atuam também como uma barreira física, refletindo a luz solar

Para nos protegermos contra os efeitos nocivos dos raios UV devemos tomar alguns cuidados. Um deles é evitar se expor ao sol entre dez da manhã e três da tarde, horário em que o sol é mais forte. Além disso, ao praticar atividades ao ar livre ou ao passar o dia na praia, devemos nos proteger com chapéus, óculos de sol e aplicar o protetor solar.

O fator de proteção solar (FPS) indica o grau de proteção apenas contra os raios UVB, mas não para proteger contra os raios UVA.

O número do FPS indica quanto tempo você pode ficar exposto ao sol antes de começar a se queimar (vermelhidão da pele provocada pela radiação UVB).
Os testes realizados em laboratórios para determinar o número do FPS seguem esta teoria, mensurando o tempo de exposição à radiação solar de acordo com a alteração na coloração da pele (teste in vivo).

Mas, ocorre que as ondas UVA e UVB, possuem comprimentos diferentes, sendo que a onda UVA, é mais longa do que a onda UVB, favorecendo a sua maior penetração através da pele e, consequentemente, os seus efeitos tardios e acumulativos.

Por isso, atualmente outros tipos de testes em laboratórios estão sendo realizados. Para proteger contra as radiações UVA, o indicador é o PPD - do inglês "Persistem Pigment Darking" - teste in vivo que determina o quanto o produto protege a pele contra os raios UVA.
Sendo assim, ao escolher um protetor solar, o que deverá ser levado em consideração, é se o produto oferece uma proteção adequada tanto contra os raios UVB (FPS), quanto contra os raios UVA, indicado pelo PPD (deverá estar descrito no produto).
Lembrando que, além de escolher a proteção adequada, o protetor também deverá ser aplicado sem economias, diariamente, mesmo em dias nublados e reaplicado a cada três horas dependendo da exposição solar

DICAS1º - Lembre-se que o protetor deverá ter proteção UVB (FPS) e UVA (PPD) descritos na embalagem.
O protetor solar deverá ser aplicado generosamente na pele e não deve ser  massageado, evitando que o produto seja absorvido pela pele.
 Para as peles oleosas o ideal é que o protetor seja em loção oil free.
Usar protetor solar mesmo se não expuser diretamente ao sol. 
Para não se esquecer de reaplicar o protetor, uma dica é deixar-lo próximo à sua escova de dentes.  Assim, sempre quando for escovar os dentes se lembrará de reaplicá-lo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário