sexta-feira, 8 de junho de 2012

FOTOENVELHECIMENTO - Envelhecimento cutâneo e Câncer de pele, causados pelas ondas ultravioletas (UVA E UVB).



O Sol é maravilhoso, estimula a alegria de viver e, desde que seja bem aproveitado, oferece muitos benefícios à saúde. Tomar sol é indispensável para que o organismo absorva a vitamina D. que é a vitamina responsável por manter os ossos fortes, o funcionamento dos sistemas imunológico, cardíaco, neurológico e também de toda a musculatura do corpo.

O ideal é tomar banhos de Sol, até 30 minutos por dia, antes das 10 da manhã e após as 2 da tarde, lembrando que o protetor solar deverá ser aplicado corretamente, 20 minutos antes de se expor ao sol.Em excesso, a radiação solar  provoca muitos danos à saúde da pele. O sol estimula o envelhecimento precoce e é um dos fatores relacionados ao envelhecimento extrínseco. 
Conhecido como FOTOENVELHECIMENTO, o sol provoca o  aparecimento de rugas profundas, flacidez da pele, melasmas (manchas escuras) e estimula o surgimento do câncer de pele.

Todos nós já ouvimos falar alguma vez  sobre câncer de pele, a sua alta incidência no Brasil  e que o principal causador deste tipo de câncer é o sol, ou melhor, as UVA e UVB (ondas ultravioletas).

Mas, quais são os tipos de câncer de pele, como e porque podem ocorrer? 

Os efeitos da radiação solar são acumulativos, ou seja, os danos causados à pele pelo sol são somados de acordo com a quantidade e aos anos de exposição solar vividos por uma pessoa. 

"A belo bronzeado de hoje,  será no futuro uma pele envelhecida, seca, enrugada, flácida, manchada e ainda com risco de aparecer um câncer". Será que vale a pena correr o risco?

 Efeitos do sol na pele

A condição, conhecida como fotoenvelhecimento, é causada principalmente pelos raios solares UVA e resulta no enrugamento da pele, que também fica mais espessa e flácida. Além de provocar também, manchas escuras (melasmas) e até o câncer

Observem algumas fotos que comprovam os efeitos acumulativos da exposição solar:
Está foto é de um homem que trabalhou durante anos como caminhoneiro e não usava proteção solar corretamente.
 A diferença chocante entre os dois lados da sua face mostra o efeito do envelhecimento precoce que sol pode causar na pele. 

Esta outra foto mostra a diferença entre a pele que está mais exposta ao sol (braço), de outra parte do corpo onde a pele (abdome) está mais protegida e menos exposta ao sol.

Observem a diferença entre as irmãs gêmeas desta foto.
 É realmente Incrível....


Outras lesões e manchas (melasma) causadas pelo sol.



Os tipos mais comuns e graves de Câncer de pele são:
Carcinoma basocelular O carcinoma basocelular é um tumor maligno da pele. É o câncer da pele mais frequente, representando cerca de 70% de todos os tipos. Sua ocorrência é mais comum após os 40 anos de idade e seu surgimento tem relação direta com a exposição acumulativa da pele à radiação solar durante a vida.
A grande maioria das lesões aparecem na face, podendo se manifestar de diversas formas, surgindo como uma pequena lesão consistente, de cor rosada ou translúcida e aspecto liso e brilhante, com finos vasos sanguíneos na superfície  (pode ate ser confundida como uma espinha), mas cresce lentamente e progressivamente.
Na sua evolução pode formar ferida e sangrar devido aos traumatismos (como o roçar da toalha de banho),  podendo, com isso, apresentar uma crosta escura (sangue coagulado) na sua superfície.

O tratamento do carcinoma basocelular é na maioria das vezes cirúrgico, seja pela eletrocirurgia (lesões pequenas) ou pela cirurgia convencional.
                                                        Melanoma maligno
O melanoma maligno é o câncer da pele de pior prognóstico. É um tumor muito grave devido ao seu alto potencial de produzir metástases enviando células tumorais para outros órgãos, onde se desenvolvem. Origina se nos melanócitos, células que produzem o pigmento que dá a cor da pele. Pode se originar da pele sã ou de lesões pigmentadas pré-existentes, os nevos pigmentados (melasmas – manchas escuras).
De ocorrência mais frequente em pessoas de pele clara, o melanoma pode surgir em área de pele não exposta ao sol, porém, o maior número de lesões aparece nas áreas da pele que ficam expostas à radiação solar.
O melanoma inicia se como uma lesão escura que aumenta de tamanho, com alteração de suas cores originais, surgimento de pontos pigmentados ao redor da lesão inicial, ulceração (formação de ferida), sangramento ou sintomas como coceira, dor ou inflamação.
O tratamento do melanoma maligno é cirúrgico e deve ser realizado o mais precocemente possível.

Dicas para previnir o fotoenvelhecimento:
  • Usar adequadamente o protetor solar (explicação na próxima postagem).
  • Não abusar do sol, principalmente nos horários entre 12:00 e 16:00.
  • Tomar bastante água e consumir frutas, legumes e verduras (principalmente os de coloração alaranjados e avermelhados como ex: Cenoura, abóbora, beterraba e etc, que contém betacaroteno). 
  • A vitamina C contém antioxidantes e protege contra os radicais livres provocados pelos raios ultravioletas. É uma excelente proteção contra o câncer e o envelhecimento precoce.
PRÓXIMA POSTAGEM: "Proteção solar e ondas ultravioletas - Como escolher e aplicar o protetor solar.

Fonte (artigos e imagens): http://www.dermatologia.net|,


Nenhum comentário:

Postar um comentário