segunda-feira, 28 de maio de 2012

O ENVELHECIMENTO

Definição do Envelhecimento

“O envelhecimento nada mais é que uma série de transformações que ocorrem no organismo em decorrência do tempo vivido. Mas não menos importante que o tempo é o modo de como está sendo vivido".

O envelhecimento pode ser diferenciado em envelhecimento biológico (intrínseco), que provoca alterações fisiológicas, inclusive na pele, ocorre em consequência natural com passar do tempo; e o envelhecimento extrínseco, que é o envelhecimento da pele causado pelos fatores externos.

FATORES QUE PROMOVEM O ENVELHECIMENTO EXTRINSECO: O envelhecimento precoce da pele.

Foto envelhecimento: O sol, através das ondas ultravioletas (UVA e UVB), provocam desgastes cumulativo na pele, causando o aparecimento de rugas, manchas, ressecamento, desidratação e até o câncer.
O estresse: o estresse prolongado, provocam o aparecimento de doenças como: distúrbios cardiovasculares, o câncer, obesidade e etc. No nosso cotidiano sempre nos deparamos com pessoas que se qeixam do estesse e se aparentam mais envelhecidas, por causar liberação de radicais livres que o estresse promove.
A falta de nutrientes (vitaminas e sais minerais): A má alimentação, como o excesso de  frituras, açúcar, comidas gordurosas e com poucos nutrientes, são grandes geradores de radicais livres, por isso aconselha-se sempre consumir frutas, verduras, carnes magras, boas fontes de gorduras (azeites), grãos integrais e muita água, ou seja uma alimentação equilibrada para evitar a oxidação celular.
Bebidas alcoólicas: Apesar de alguns trabalhos terem demonstrado que o uso de baixas quantidades em forma social de álcool se associa a diminuição de doenças principalmente as de origem vascular, o uso ininterrupto, tem-se associado com alterações comportamentais que terminam envolvendo o processo evolutivo do envelhecimento precoce.
Fumo: O tabagismo é sem dúvida um dos fatores mais importantes associados com:
Envelhecimento geral, arterial e cerebral; Câncer; Declínio cognitivo; Intoxicação metálica.
Formação dos radicais livres Os radicais livres são moléculas instáveis ou reativas, que perdem elétrons de sua órbita externa. Na tentativa de se estabilizar, os radicais livres roubam elétrons de outras moléculas saudáveis, gerando, nesse processo, outros radicas livres danificando os componentes das células. Fatores que colaboram para formação de radicais livres e acelerar o envelhecimento são: Sol, estresse, frituras, açúcar, excesso de peso, álcool, cigarro, medicamentos, doenças em geral etc.
DICAS DE TRATAMENTO PARA O ENVELHECIMENTO EXTRÍNSECO:
Antes de qualquer tratamento estético, em primeiro lugar deverá haver mudanças de hábitos, como: A prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, não fumar, evitar alimentos gordurosos, refrigerantes, o excesso de açúcar e tomar bastante água.
PROTEÇÃO SOLAR – Utilizar a proteção solar corretamente. Já se sabe que atualmente o maior causador de câncer de pele e a onda UVA. O FPS descrito nos protetores ou bloqueadores refere-se somente à proteção UVB (onda que atinge a epiderme), para ter a proteção da UVA (UVA atinge a derme), o protetor ou bloqueador deverá conter descrito na embalagem PPD.
O ideal para o protetor ou bloqueador solar é ter tanto o FPS quanto o PPD acima de 8.

HIDRATAÇÃO DA PELE – cosméticos que mantém a hidratação celular, como por exemplo: Aquasense e outros que estimulam os canais de aquaporinas nas células; Hidroviton; Uréia; Ácido hialurônico e outros.

Outros Princípios ativos para tratamento anti age:

Ácido retinóico (vitamina A ácida): O ácido retinóico, também conhecido como vitamina A. Age como estimulador da regeneração da pele.

Dimetilaminoetanol (DMAE): é uma substância encontrada em peixes, em especial o salmão, age nas fibras musculares provocando o seu amadurecimento e diminuindo a flacidez, mantendo a pele esticada e diminuindo as rugas. Tem a grande vantagem de poder ser utilizado – desde que associado a outros princípios ativos de hidratação – não apenas na face como também na área dos olhos, em lábios finos ou com linhas profundas, em pálpebras caídas, na flacidez de pescoço e colo e das mãos. Enfim, pode ser usado em todo o corpo.

Elastinol: age principalmente nas camadas mais profundas da epiderme e da derme, atuando na comunicação celular, neutralizando os radicais livres e minimizando os processos inflamatórios da pele. É indicado como tratamento dos sinais de envelhecimento e na regeneração cutânea.

Coenzima Q10: tem ação antioxidante e captadora de radicais livres. A deficiência dessa coenzima está associada ao envelhecimento precoce da pele. Estimula o sistema imunológico da epiderme, tornando-a mais resistente. Por ser antioxidante, promove a varredura do excesso de radicais livres, diminui o seu efeito sobre as células e auxiliando no tratamento do envelhecimento precoce de todos os tipos de pele, da seca à oleosa.

Happybelle-PE: é um extrato de frutos secos popularmente conhecido como “pimenta dos monges”, rico em fito endorfinas com ação de bem estar cientificamente comprovada na pele, atuando como antioxidante e diminuindo a profundidade das rugas, principalmente pés-de-galinha.

Idebenona (Prevage, IDBClear): agente antioxidante com ação despigmetante. É capaz de inibir as espécies reativas de oxigênio e de outros radicais livres, podendo atingir as camadas mais profundas da pele de forma a protegê-la contra o estresse oxidativo. É uma alternativa para o uso do agente clareador hidroquinona, por possuir a vantagem de não ser irritante. Estudos indicam que pode diminuir a quebra das fibras de colágeno, o que recomendaria o seu uso para atenuar a profundidade e a aparência de rugas e linhas de expressão. A idebenona lipossomada, lançada também recentemente, é outro despigmetante com propriedades bem menos irritantes.

Raffermine: extraído da soja, é um potente agente firmador, fortalecendo e aumentando a firmeza das peles flácidas em decorrência do envelhecimento ou de regimes de emagrecimento, gravidez e exposição excessiva ao sol. Aplicado à noite, estimula os fibroblastos (celular responsável pela formação de colágeno e elastina). O resultado vem da ação da substância na reorganização das fibras de colágeno envelhecidas, aumentando a sua resistência.

Retinaldeído: semelhante ao ácido retinóico, só que mais bem tolerado, tem importante ação no tratamento do foto envelhecimento. Reduz rugas e asperezas da pele.

Retinol: estimula a renovação celular, aumenta a síntese de algumas proteínas responsáveis pela produção de fibroblastos e diminui a síntese de outras que degradam o colágeno e destroem as fibras elásticas. Entre seus efeitos principais estão suavização de rugas de expressão, hidratação, ação anti-acne e antienvelhecimento, clareamento da pele, aumento da elasticidade, da luminosidade e da vitalidade da pele, proteção contra os radicais livres e auxilio à produção do colágeno. Pode substituir o ácido retinóico tradicional, sem os inconvenientes por ele apresentados( vermelhidão, descamação muito evidente, alergias). No entanto, por sua ação fotossensibilizante, deve ser utilizado apenas à noite, requerendo aplicação de protetor solar durante o dia.

Matrixyl: É um pentapeptídeo que atua na estimulação de colágeno dérmico, proporcionando o aumento da firmeza da pele. Promove, também, a renovação celular e melhora as linhas, rugas de expressão e manchas senis.

Ácido ascórbico (vitamina C): alivia a pele do estresse oxidante provocado pelas reações em cadeia da peroxidação lipídico. Antioxidante.

Ácido glicólico: O ácido glicólico tem menor peso molecular de todos os AHAs. Permite o afinamento da pele, promovendo o estímulo da renovação celular.

Vitamina E: é bem absorvida pela pele. Tem ação antioxidante e retarda tanto a formação dos peróxidos como a oxidação de lipídios, protegendo, portanto, as lipoproteínas da parede celular, retardando o envelhecimento da pele. Possui ainda ação umectante.

Selênio: Quando usado topicamente reduz a intensidade dos danos agudos causados à pele por radiação ultravioleta, tendo ação fotoprotetora e antiflamatória. È utilizado em tratamentos preventivos de câncer de pele. Além disso, restabelece a elasticidade dos tecidos e previne o envelhecimento cutâneo precoce.

Argireline: É um hexapeptídeo modulador da tensão muscular facial com comprovada atividade redutora de rugas e linhas de expressão. Observa-se diminuição significativa da profundidade das rugas após 30 dias através de testes de eficácia.

Tratamentos com eletroterapia:

Microdermoabração: Peeling de diamante, cristal e ultrassônico. Promove uma renovação celular através da esfoliação física. 

 Microcorrente, eletrolífiting, Iontoforese: através de correntes elétricas, promove os seguintes efeitos: o restabelecimento da bioeletricidade tecidual, incremento à síntese de ATP, aumento do transporte de membranas, transporte de aminoácidos, síntese de proteínas, ação no sistema linfático.

Tratamentos complementares:

Aromaterapia: Os óleos essenciais puros como o de gerânio, lavanda, manjerona, rosas, semente de cenoura, mirra, alecrim do campo e outros, usados em óleos vegetal de germe de trigo, argan, pracaxi, coco, de semente de uva e etc, são umectantes e antioxidantes, ricos em vitamina E e suavizam as rugas, clareia a pele e melhoram a textura da pele.

Acupuntura estética: Aplicação de agunlhas ou sementes em pontos energéticos, que atuam na estética com ótimos resultados em tratamentos contra o envelhecimento da pele.
Massagens faciais: Drenagem linfática e revigorante estimulam a circulação lifática e a sanguínea, melhora a oxigenação celular, controla a oleosidade, melhora a elasticidade e o tônus da pele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário